Shamisen
Shamisen é um instrumento musical tradicional usado no Japão. Mede em torno de um metro de comprimento e possui apenas três cordas. Para tocar é utilizado um instrumento chamado “bachi”. Ao contrário do violão, não há nenhuma marcação (casas) no braço e tudo tem que ser aprendido “de ouvido”. Algo semelhante ao shamisen veio da China, passando pelo Reino de Ryukyu (hoje Okinawa), e cada região japonesa desenvolveu seu estilo. Em Okinawa, por exemplo, o instrumento se tornou conhecido mais recentemente por ser usado por grupos de música pop e rock, mas o shamisen é mais conhecido como um instrumento de música clássica japonesa. No Período Edo, o shamisen começou a ser utilizado pelos grupos de teatro kabuki.
O Tsugaru Shamisen tem esse nome por causa da cidade onde se firmou o estilo. Conta-se que em Tsugaru, os cegos cobravam para tocar shamisen nas ruas. Era uma forma de ganhar a vida, sem dúvida, mas para cobrar tinha que tocar muito bem. E aqui surgiu um estilo mais vibrante, com batida forte do bachi sobre a madeira do shamisen. E esse estilo permite que o músico faça improvisações durante a apresentação, criando espetáculos únicos. É comparado, por este motivo, ao jazz americano.
Tsugaru fica na província de Aomori, ao norte do Japão, mas o estilo Tsugaru Shamisen é bastante popular em todo o país, havendo muitos mestres dessa arte.
As fotos são da nona apresentação de Tsugaru Shamisen do grupo do professor Akihiro Ichikawa, no palco do Ishikawa-kenritsu Ongaku-do, em Kanazawa. Fotos: culturajaponesa.com.br