:: A História do Gô

Tabuleiro de Go

Em geral acredita-se que o jogo do Go (leia-se Gô) teve sua origem na China há cerca de 4 a 5 mil anos, quando a antiga civilização chinesa começou a se desenvolver ao longo do Vale do Rio Amarelo.

Não se pode dar uma exata explicação da forma original e propósito do Go, mas parece certo que em principio não foi inventado como um jogo. Uma versão diz que foi criado com as regras da política chinesa, e outra versão diz que foi uma forma primitiva de abaco (soroban, no Japão). Mas, no entanto, há bons motivos para acreditar que o Go esteve originalmente ligado a arte da adivinhação.

Pode-se dizer que a crença na filosofia chinesa das forças cósmicas tem algo em comum com a dialética filosófica criada por Herácrito na antiga Grécia. De acordo com essa teoria, todas as coisas do Universo consistem em forças opostas, a positiva e a negativa, que estão sempre em conflito com as relações entre o masculino e o feminino, a luz e a escuridão, o bem e o mal, a vida e a morte, etc. etc. Deste ponto de vista, podemos imaginar que o tabuleiro de Go representa o Universo, enquanto que as peças brancas e pretas representam as forças positivas e negativas. Em outras palavras, pode-se encontrar uma relação entre o Go e arte chinesa da adivinhação.

Naqueles tempos, a arte da adivinhação tinha um papel importante na severa luta contra as forças da natureza. Mas até os imperadores e divindades da China dependiam da mesma arte na administração política que era inseparável das funções religiosas. Um livro antigo chinês do Go explica que as 361 intersecções do tabuleiro representam os dias do ano e que os quatro cantos correspondem às quatro estações, mostrando assim uma grande conexão entre o jogo e a arte da adivinhação. Atualmente o tabuleiro consiste em 19 linhas verticais e 19 horizontais, o antigo era muito mais simples ao que parece e foi ampliado de acordo com seu uso, fato comprovado com a descoberta de um tabuleiro com 17 linhas, retirado de uma antiga tumba chinesa.

Não se sabe ao certo como o Go chegou a ser usado como um jogo intelectual. No entanto, é interessante notar que numa época foi amplamente utilizado no círculo político e freqüentemente considerado como um campo de batalha em miniatura. Tanto no Japão como na China (onde recebe o nome de Wei Qui), o Go se tornou muito popular entre os guerreiros nas épocas das guerras civis, devido principalmente aos elementos do Go que se assemelham ao estudo das táticas militares. Por exemplo, o tabuleiro de Go pode ser considerado um mapa do campo de batalha e as pedras brancas e negras podem ser consideradas como soldados distribuídos de acordo com a tática de luta. De qualquer forma, não há dúvida de que a combinação que proporciona o tabuleiro e as pedras tem dado vida a um maravilhoso instrumento que sugere várias idéias especulativas e sonhos românticos.

As Regras do Gô

É muito natural que na longa história do Go suas regras tenham sofrido muitas modificações. A atual regra japonesa é um pouco diferente do chinês. O Go é essencialmente um jogo na qual os jogadores competem por território. E no sistema japonês somente as zonas que estão rodeadas por pedras são consideradas como território. O sistema chinês considera como território o número de pedras existentes; em outras palavras cada jogador deve ocupar a maior quantidade de intersecções possíveis.

Há uma pequena diferença entre o que se considera território no Japão e na China, mas por mais estranho que pareça, o resultado de um jogo é quase o mesmo observando-se as duas regras. No entanto, existe sempre uma pequena diferença na contagem final.

O Go Japonês

Em geral acredita-se que o jogo do Go foi introduzido no Japão, através da Coréia, antes do reinado da dinastia Tang, há mais de 1.300 anos. Durante os séculos que seguiram, a forma chinesa do Go foram modificadas e melhoradas em grande parte pelos japoneses. De acordo com o sistema antigo chinês, o jogo começava depois que os jogadores tivessem colocado várias pedras no tabuleiro. Os pontos negros, as estrelas do tabuleiro eram originalmente os locais onde deviam colocar as pedras. Este método pode ser considerado como uma das características do Go chinês que se conectava com a arte da adivinhação. Após vários séculos este antigo sistema de colocar as pedras antes do começo do jogo foi abolido no Japão.

Esta reforma, necessária para que todos os jogadores pudessem desfrutar do Go puramente como um jogo, pode ser atribuída em particular ao modo de pensar dos jogadores japoneses. Isto atribuiu ao jogo maior profundidade e um grande desenvolvimento na habilidade técnica. O antigo sistema foi abolido na China seguindo o exemplo estabelecido no Japão. Durante o período Edo, no final do século XVI, o governo japonês promoveu o desenvolvimento deste jogo nacional, atribuindo posições sociais aos especialistas. Tal política contribuiu efetivamente para o progresso do jogo Go no Japão.

O Tabuleiro e as Peças de Pedra

O tabuleiro de Go

Em um tabuleiro de Go há 19 linhas horizontais e 19 linhas verticais. No Go, o cruzamento das linhas é utilizado. Há 361 intersecções. O tamanho do tabuleiro varia de acordo com seu uso. O tabuleiro maior é usado em competições oficiais entre jogadores profissionais do Japão e mede 46 cm de comprimento, 43 de largura, 18,5cm de altura. Os tabuleiros e Go são feitos de uma madeira japonesa chamada Kaya (torreya nucifera), mas são mais populares os tabuleiros feitos de madeira Katsuma (cercidiphyllum japonicum), o Hinoki (ciprés japones: chamaecyparis botusa). Ultimamente estão usando também tabuleiros de plástico de 1 ou 2 centímetros de espessura. Obs. Em lojas do bairro da Liberdade, em São Paulo, é possível encontrar o kit completo (tabuleiro de papel e pedras de plástico rígido de boa qualidade) por um preço acessível.

Tabuleiro de 13x13

O Go se joga geralmente em um tabuleiro de 19x19, mas, nos últimos anos usa cada vez mais um tabuleiro de 13x13.

As principais vantagens do tabuleiro de 13x13 linhas é o tempo de cada partida que é mais curto e o jogo é muito mais simples e fácil de aprender para os principiantes. Apesar do tabuleiro ser menor, a emoção do jogo não muda praticamente nada.

Fonte: “Go Introducción Volume 1”, Nihon-Kiin 1973.

Onde aprender: Nihon Ki-in do Brasil – Rua Fabrício Vampré, 116 – Vila Mariana – CEP 04014-030 – Tel.11-5571-2847 – Das 13 às 19 horas.