nov 012013
 

* Palestra: Introdução à Moda Japonesa

DSCN3079xxxMarcando o início da programação de cursos da Associação Brasileira de J-Fashion, foi realizada no dia 09 a palestra INTRODUÇÃO À MODA JAPONESA em parceria com a Abrademi (Ass. Bras. de Desenhistas de Mangá e Ilustrações) e a Ass. Mie Kenjin do Brasil.
Em INTRODUÇÃO À MODA JAPONESA, Cristiane A. Sato explicou de forma didática a complexa cultura de moda do Japão, caracterizada pela existência de 3 mundos que ora se opõem e ora se complementam: o wafuku (moda oriental, quimonos), o yõfuku (moda ocidental) e a moda alternativa (conceitual e street fashion), que recebe influência tanto dos estilos japoneses tradicionais como dos estilos ocidentais.
A palestra foi planejada para um público pequeno devido à especificidade do tema e do curto tempo de divulgação, mas atraiu o dobro do público previsto. A sala ficou lotada mas a equipe de apoio agiu rápido para atender a todos.
Após a palestra muitos dos presentes permaneceram se confraternizando até as 22h, horário limite de funcionamento do local. Agradecemos a todos que vieram e ao pessoal de apoio, que tornaram este primeiro encontro da Associação com o público um sucesso!

Devido ao grande sucesso e atendendo a pedidos, a Abrademi vai repetir a palestra no dia 8/junho/2014: Veja em abrademi.com

* Reunião Conjunta da J-Fashion BR com a ABRADEMI

No dia 15 ocorreu uma reunião conjunta da Ass. Bras. de J-Fashion com a Abrademi – Ass. Bras. de Desenhistas de Mangá e Ilustrações. Os principais ítens da pauta foram a avaliação da palestra do dia 09 e a organização de uma festa conjunta.
Trata-se de uma Dupla Celebração: 30 Anos da ABRADEMI e a Criação da J-Fashion BR
Originalmente criada para congregar os então poucos conhecedores da arte do mangá e divulgar o estilo dos quadrinhos japoneses no Brasil a ABRADEMI foi a pioneira no gênero. Sua existência permitiu o boom dos mangás e animês no país, trazendo o cosplay ao Brasil e organizando as primeiras grandes convenções que se tornaram comuns pelo país. Ao longo de 30 anos muitos grupos foram criados e desapareceram, mas a ABRADEMI não só permaneceu como até hoje dá apoio a iniciativas jovens que unam a cultura japonesa tradicional ao pop. A mais recente dessas iniciativas é a Associação Brasileira de J-Fashion.

* Palestra + Mini Desfile “Tokyo Fashion Festa 2014 – Brasilicious!”

Promovido pela Fundação Japão e pela FASM (Faculdade Santa Marcelina) em São Paulo, ocorreu no dia 27 no auditório da FASM o evento “Tokyo Fashion Festa 2014”. Trata-se da 2a. visita que o promotor Nichi Kashihara faz ao Brasil (a primeira foi em 2011), levando a vários países sua palestra sobre as tendências que surgiram no Street Fashion japonês nos últimos 20 anos e mostrando criações de novos estilistas japoneses. Nesta edição o evento mostrou peças das grifes Dress and Tights (especializada em vestidos e meias decoradas estilo kawaii), Motonari Ono (estilo kawaii chic, mais adulto), Neb aaran do (vestidos inspirados em seifuku, uniformes escolares estilo marinheiro) e Yukihero Pro Wrestling (roupas esportivas inspiradas na luta livre mexicana). O desfile causou várias reações da platéia, que variaram da admiração ao desprezo, do espanto ao riso, mas que terminaram com aplausos. “O mais importante é que todos saíram felizes, as pessoas não ficaram indiferentes”, comentou depois Kashihara sobre sua percepção do evento.
O “Tokyo Fashion Festa 2014” foi divulgado pela J-Fashion BR e 14 membros de nossa Associação conseguiram ir ao evento, apesar das dificuldades do dia (5a. feira à noite, local distante de metrô e houve manifestação contra a Copa na Av. Paulista).

* Encontro da J-Fashion BR com Nichi Kashihara

A J-Fashion BR teve uma reunião com Nichi Kashihara, promotor do “Tokyo Fashion Festa 2014”, no dia 28, na sede da Fundação Japão em São Paulo. Participaram do encontro Cristiane A. Sato, presidente, e Yui Aline Barros, vice-presidente da Ass. Bras. de J-Fashion. No encontro houve uma troca de informações sobre o meio da moda alternativa em Nova York e no Brasil, sobre a percepção da moda japonesa pelo público ocidental e sobre possíveis impactos que a economia e fatores sociais podem exercer sobre o mercado da moda nos EUA, Japão e Brasil.
A Associação Brasileira de J-Fashion agradece à Fundação Japão pelo convite, e pela oportunidade de conhecer o Sr. Kashihara e seu trabalho de divulgação do Street Fashion japonês.

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