Vestir um yukata ou quimono não é uma tarefa fácil, mesmo para as japonesas. A conservação dessas peças exige um cuidado especial, e carregar na viagem é um outro problema que desencoraja muitas pessoas.
Percebendo o crescimento do interesse das moças pelo quimono e yukata, a rede “Kimono Yamato” iniciou uma promoção ousada, nas suas lojas de Osaka, Tóquio e Kanazawa. Todas essas lojas estão estrategicamente instaladas em estações de trem, onde chega a maior parte dos turistas.
A promoção recebeu o nome de “Ekiren”, que é uma abreviação de “Eki”, estação, e “Ren” de rental, aluguel. É simples. A jovem chega de viagem de trem e visita a loja sem sair da estação. Escolhe e aluga um dos modelos de quimono e paga 5.000 ienes (50 dólares). No valor estão incluidos todos os acessórios, menos a meia tabi (que pode ser vendida a parte se você não tiver), e o trabalho de vestir (kitsuke). A preparação do cabelo e a maquiagem não fazem parte. Em Kanazawa, como tudo fica perto, pode-se passear pelo belo Castelo de Kanazawa e caminhar pelo parque Kenrokuen, ou visitar a vila dos samurais com suas ruelas estreitas e restaurantes típicos. Na hora de devolver o quimono, se a pessoa gostou, poderá ficar com ele, apenas devolvendo o Obi (cinto) e os acessórios! No caso, a promoção é para o quimono de poliéster, que é bonito do mesmo jeito. O estabelecimento só aluga quimonos femininos.
A promoção é válida todos os meses do ano. De outubro de 2014 a maio de 2015, a locação é do quimono. De junho a setembro de 2015, o aluguel é de yukata, para combinar com o clima da época.
A loja ministra cursos de como vestir quimono e yukata, e divulga no site alguns ensinamentos básicos, como mostram os vídeos abaixo:
Como vestir Yukata sozinha:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=w56wE_QpOmQ
Como fazer o Bunko Obi (Obi de Meia Largura):
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Ht79uZokhHE
Para saber mais, site em japonês da Kimono Yamato
O bairro da Liberdade oferece esse tipo de serviço? Seria muito interessante.
Infelizmente não, mas seria uma boa idéia para os comerciantes.
Em Kanazawa, outras lojas estão oferecendo o mesmo serviço, algumas oferecem o penteado, outros têm fotógrafos profissionais para acompanhar o cliente de quimono, vans para o hotel, etc. Essas possuem quimonos para homens e crianças, mas não estão localizadas dentro da estação, como a Yamato, mas perto das principais atrações turísticas.
Minha sogra trouxe vários do Japão e agora que ela faleceu a família não sabe o que fazer.
Os dela não foram usados eu gostaria de saber se existe algum lugar que compra este tipo de roupa.
Não é fácil vender quimono usado, principalmente se for antigo. É que, se não foi adequadamente cuidado, vai ter manchas que podem não sair mais.
ola rosangela vc ja vendeu os kimonos .qual o valor deles.vc ´´e de onde?
oi… ja vendeu tudo?