Termina nesta sexta-feira em Tóquio, o maior evento de tecnologia do Japão, o Japan Robot Week.
Dentre as invenções que melhoram a produtividade nas indústrias, chama atenção os robôs cuidadores de idosos. Com a preocupação pelo envelhecimento da população, esse tema se tornou proeminente e o Ministério da Economia, Comércio e Indústria criou o espaço chamado “enfermagem” para a exposição de soluções tecnológicas para o setor. Nesse espaço estão as empresas que fabricam, por exemplo, um equipamento que auxilia pessoas com limitação de movimento, e um outro que auxilia pessoas saudáveis a cuidarem do idoso, ajudando-o a levantar peso. Outros não são exatamente máquinas, mas softwares, por exemplo, que monitoram através de câmeras a movimentação do idoso ou daqueles que sofrem algum tipo de demência.
Como uma preocupação pelo desastres naturais, vários robôs foram desenvolvidos para auxiliar as pessoas nessas ocasições extremas, e pelo menos um tem a missão de trabalhar na área afetada pela radiação na usina nuclear de Fukushima.
Mas nem todos os robôs apresentados no evento são para trabalhos pesados. Um fabricante de Tóquio investiu num robô de 1,70 m, que é um barista extremamente cuidadoso. Os clientes escolhem o tipo de café através de tablet e o robô-barista prepara imediatamente e coloca-o na bandeja junto com saquinhos de açúcar e o pazinho para misturar. Confira no video da Japan Times: