Os eventos acontecem no dia 23 de novembro, a partir das 15h, com entrada gratuita
A Fundação Japão promove, durante a exposição Tóquio Revisitada – Letras e Imagens, duas atividades culturais abertas ao público. A primeira delas é a atividade Inspiração, que promoverá um bate-papo com o fotógrafo Henrique Minatogawa. A conversa com o público incluirá sua passagem pela capital japonesa e suas experiências em capturar imagens de Tóquio através de suas lentes.
Em seguida, os participantes serão convidados para a oficina Tóquio em Oshiê, ministrada por Mi Oshiro. Oshiê é uma expressão japonesa composta por “OSHI” (empurrar, apertar) e “Ê” (desenho), que definem a técnica artística que consiste em sobrepor peças de papel produzindo um efeito de alto relevo.
A partir da técnica, a professora orientará a criação de uma imagem da cidade de Tóquio, incentivando toda a criatividade e imaginação dos participantes, unindo o tradicional, o contemporâneo e o pop.
As atividades são gratuitas e abertas ao público. As vagas são limitadas, com distribuição de senhas a partir das 14h30, no local.
Exposição Tóquio Revisitada
A exposição Tóquio Revisitada – Letras e Imagens segue em cartaz na Biblioteca da Fundação Japão até 21 de dezembro, com inspiração na escolha da cidade de Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos de 2020.
Na exposição, imagens e letras, que têm como cenário principal a cidade de Tóquio de diferentes épocas, sob os pontos de vista de Fábio Shin, professor e desenhista de mangá; Guilherme Lira, ilustrador e designer; e Henrique Minatogawa, fotógrafo e jornalista. Rafael Tadashi Miyashiro, designer gráfico, Mestre em Artes e Doutor em Artes Visuais pela Unicamp, enriquecerá a ambientação da exposição com suas obras de Shodō, que remetem à uma Tóquio multifacetada, dinâmica, texturizada.
Complementam a visão da Tóquio na mostra os painéis de Ukiyo-e, de Hiroshige Ando, que retratam cenas da cidade na Era Edo, como Nihonbashi, da série As 53 vilas de Tokaido; Templo Senso-ji de Kinryu-zan, da série Os cem locais célebres de Edo.
Para os que queiram aprofundar seus conhecimentos, a Fundação Japão separou vasta bibliografia sobre a cidade, em diferentes áreas, como turismo, literatura, história, cultura, arte, sociologia e culinária, que poderá ser apreciada em um espaço exclusivo na exposição.
A visitação à exposição é aberta ao público e tem entrada gratuita.
OFICINAS BIBLIOTECA CRIATIVA (12 vagas)
Bate-papo com o fotógrafo Henrique Minatogawa e oficina Tóquio em Oshiê, ministrada por Mi Oshiro
Local: Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo
Data: sábado, 23 de novembro de 2019 – Horário: 15 h
Distribuição de senhas (uma por pessoa) a partir das 14h30
Evento gratuito – Idade mínima para participação: 12 anos
Exposição Tóquio Revisitada – Letras e Imagens
Datas: até sábado, 21 de dezembro de 2019
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h30 às 19h30, e aos sábados, das 9h às 17h
Local: Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo
Av. Paulista, 52 – 3º andar, Bela Vista, São Paulo – SP
Entrada Gratuita – Mais informações: (11) 3141-0110
E-mail: biblioteca@fjsp.org.br