O Tooro Nagashi ou Tōrō nagashi (灯籠流し) acontece em vários lugares do Japão e normalmente no mês do obon (finados) em agosto. As famílias que perderam seus entes queridos escrevem ou pedem para escrever seus nomes em lanternas de papel, que são lançadas no rio.
O 6º Tooro Nagashi da Paz de Registro é um evento que é realizado junto com o Bon Odori daquela cidade, que já está na sua 54ª edição. Esse evento começou em 2009 em memória das vítimas da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki. Haverá atrações como taikô, dança tradicional minyo, bon odori, e os pratos da culinária japonesa como yakissoba, tempurá, sushi e outros. Todos estão convidados a adquirirem um tooro para homenagear alguém que perdeu a vida ou para desejar a paz, e a participarem do bon odori. É um evento aberto, que começa às 16 horas do sábado, dia 16 de agosto, na praça Beira Rio, em Registro. Como o nome diz, é na beira do rio!
O tradicional Tooro Nagashi da cidade de Registro/SP continua sendo realizado nos finados, ou seja, no dia 2 de novembro. Isso acontece desde 1955, quando o monge budista Emei Ishimoto, da escola Nichiren, realizou o primeiro Tooro Nagashi, em memória de um viajante japonês que se afogara no rio Ribeira do Iguape, em Sete Barras (que era um distrito de Registro e hoje é um município) e outras seis pessoas.