Karee raisu (cozido de legumes e carne com molho de curry e arroz)
Contribuição de Cristiane A. Sato
O curry-rice não é exatamente um prato da culinária japonesa, mas sua popularidade no Japão e pedidos para falarmos sobre o prato fizeram com que ele fosse incluído em nosso “cardápio”.
O curry é um tempero originário da Índia, extremamente aromático e apimentado. Por ser na verdade uma mistura de temperos, o curry tem como característica principal ser uma mistura de vários tipos de pimentas com outros condimentos, que moídos formam um pó amarelado. E por ser uma mistura, dependendo do fornecedor ou fabricante, o sabor do curry muda um pouco. Um fabricante nacional, por exemplo, faz o pó de curry com uma mistura de 3 tipos de pimentas, cominho, gengibre, canela, coentro, cúrcuma, fubá, feno grego, erva doce e orégano. Outro fabricante, estrangeiro, usa 3 tipos de pimentas diferentes, não usa curcuma, fubá, feno grego e orégano, mas usa açafrão, cravo e cardamomo.
Na Índia o curry é muito popular, usado para condimentar pratos diversos, molhos e cozidos de legumes com batata servidos com arroz – de preferência o “arroz perfumado”, uma variedade cultivada no país e no sudeste asiático naturalmente aromática, que solta um perfume característico durante o cozimento. O curry indiano do sul é muitíssimo apimentado, enquanto no norte do país usa-se uma variedade menos apimentada. No século XIX os ingleses, quando fizeram da Índia sua colônia, incorporaram uma versão bem menos apimentada do curry a pratos “europeizados”, e acrescentaram ao cozido original indiano, que era originalmente um prato vegetariano, a carne. Na segunda metade do século XIX, na Era Meiji (1868-1912), o curry chegou ao Japão trazido por uma pequena comunidade inglesa que se instalou em Yokohama, quando os portos foram abertos ao ocidente e representações diplomáticas estrangeiras foram instaladas no país.
O sabor e o aroma do curry rapidamente caiu no gosto dos japoneses onde, para melhor se adaptar ao paladar local, tornou-se um pouco mais apimentado que a versão inglesa (mas ainda menos apimentada que a indiana). Naquela época o condimento era importado e muito caro no Japão, e a carne encarecia ainda mais o prato, de modo que o cozido de curry era servido em porções parcimoniosas com bastante arroz. Assim surgiu o prato chamado rice-curry, ou com sotaque nipônico, raisu-karee.
Ao longo do século XX, o curry foi se tornando mais conhecido no Japão, e o prato de cozido com arroz continuou sendo chamado de raisu-karee até o fim da década de 50. Após a 2ª Guerra Mundial, a prosperidade econômica e a abundância de alimentos a partir da década de 60 fez com que o curry se tornasse um prato efetivamente acessível e popular, e houve uma inversão no volume das porções do prato (mais cozido, menos arroz), que passou a ser chamado de curry-rice, ou karee-raisu. Atualmente o curry é fabricado em cubos prontos para dissolver no cozido, em diferentes graus de apimentação que vão de 1 (praticamente sem pimenta) a 5 (bem apimentado). Versões pouco apimentadas do curry, adocicadas com mel ou açúcar, são alguns dos pratos preferidos das crianças japonesas.
Karee raisu preparado com curry em cubos
Ingredientes:
- 350 g de coxão mole picadinho (em cubinhos pequenos ou tiras p/ strogonoff)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 200 g de batata picada descascada e picada em cubinhos (corresponde a 2 batatas médias ou 1 batata bem grande)
- 250 g de cebola picada (corresponde a 1 cebola bem grande ou uma cebola e meia das de tamanho médio) – pode ser picada a grosso modo
- 150 g de cenoura descascada e picada em cubinhos (corresponde a 2 cenouras médias finas)
- 100 g de vagem manteiga ou francesa picada
- 700 ml de água (corresponde a 3 xícaras de chá e meia)
- 2 cubos de curry
Prepare antes: gohan (arroz branco japonês – vide “arroz”)
Rendimento: 4 porções
Numa caçarola ou panela funda frite a carne na manteiga. Em seguida acrescente os legumes picados e a água. Mexa um pouco com uma colher de pau para que os ingredientes se misturem, tampe e deixe cozinhar em fogo alto por 15 minutos (o “ponto” é quando os pedacinhos de batata estiverem suficientemente macios, cozidos). Desligue o fogo e acrescente os cubos de curry. Mexa um pouco a mistura até que os cubos se dissolvam, formando um caldo espesso cor de caramelo. Sirva com gohan (arroz branco japonês). Dica: verifique ao adquirir o curry em cubos qual o nível de apimentação (numeração de 1 a 5 indicado na embalagem). O de nível 3 é indicado para os que preferem pratos levemente apimentados.
Karee raisu preprado com curry em pó
Ingredientes:
- 350 g de peito de frango picadinho (em cubinhos pequenos ou tiras p/ strogonoff)
- 1 colher de sopa de margarina
- 200 g de batata picada descascada e picada em cubinhos (corresponde a 2 batatas médias ou 1 batata bem grande)
- 250 g de cebola picada (corresponde a 1 cebola bem grande ou uma cebola e meia das de tamanho médio) – pode ser picada a grosso modo
- 150 g de cenoura descascada e picada em cubinhos (corresponde a 2 cenouras médias finas)
- 100 g de vagem manteiga ou francesa picada
- 700 ml de água (corresponde a 3 xícaras de chá e meia)
- 1 cubo de caldo de galinha (ou 1 pacotinho de caldo de galinha light)
- 2 colheres de chá de curry em pó
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 pitada de sal (ou uma colher de chá de shoyu light)
Prepare antes: gohan (arroz branco japonês – vide “arroz”)
Rendimento: 4 porções
Numa caçarola ou panela funda frite o frango na manteiga. Numa tigela pequena, misture a farinha e o pó de curry. Retire a caçarola do fogo, acrescente a farinha com o curry e mexa (a farinha formará um tipo de pasta com a margarina que se grudará um pouco ao frango). Retorne a panela ao fogo e acrescente a água, os legumes picados e o caldo de galinha. Mexa um pouco com uma colher de pau para que os ingredientes se misturem e assim que a água começar a borbulhar, ponha em fogo baixo, tampe e deixe cozinhar por 20 minutos (o “ponto” é quando os pedacinhos de batata estiverem suficientemente macios, cozidos). Mexa um pouco a mistura a cada 5 minutos durante o cozimento para evitar que o cozido “grude” no fundo da panela (a farinha “engrossa” um pouco o molho, de tom amarelado). Acrescente o sal ao final do cozimento. Sirva com gohan (arroz branco japonês).
AO USAR INFORMAÇÕES DESTE SITE, NÃO DEIXE DE MENCIONAR A FONTE www.culturajaponesa.com.br
LEMBRE-SE: AS INFORMAÇÕES SÃO GRATUÍTAS, MAS ISTO NÃO LHE DÁ DIREITO DE SE APROPRIAR DELAS.
CITANDO A FONTE, VOCÊ ESTARÁ COLABORANDO PARA QUE MAIS E MELHORES INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS SEJAM DISPONIBILIZADOS EM PORTUGUÊS.
Outros textos sobre culinária japonesa: