Governo
O Japão tem o sistema democrático de governo. Todos os cidadãos adultos têm direito ao voto e a concorrer nas eleições nacionais e locais. Há seis grandes partidos políticos. O mais forte é o Partido Liberal Democrata. Está no poder desde 1955.
A legislatura nacional japonesa é chamada Dieta. A Dieta tem duas câmaras: a Câmara dos Deputados e a Câmara dos Conselheiros. Os membros da Câmara dos Deputados são eleitos em eleições locais. A Câmara dos Conselheiros representa as províncias ou a nação como um todo. A maioria das leis nacionais deve passar pelas duas câmaras. Para algumas poucas espécies de leis, todavia, a decisão da Câmara dos Deputados é a acatada caso não haja acordo entre as câmaras.
O primeiro-ministro é membro da Dieta. A Dieta elege o primeiro-ministro. O primeiro-ministro nomeia o Gabinete. Cada membro do Gabinete dirige um dos ministérios do Governo.
O Governo nacional é responsável por assuntos que afetam todo o país em seu todo. O Japão está dividido em 47 províncias. Cada uma delas elege seu próprio governo. Sob estas províncias, cada cidade, não importa seu porte, elege seu governo. Cada província e governo local é responsável pelos problemas a si direcionados.
A Monarquia
O Japão também tem um imperador. De acordo com a Constituição japonesa, o imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo. Ele não possui poderes relacionados ao Governo.
A monarquia japonesa data de muitos séculos. É a mais antiga monarquia ininterrupta do mundo. O atual imperador, Akihito, subiu ao trono em 1989. Ele e sua esposa, a imperatriz Michiko, tem três filhos. O imperador e demais membros da família imperial vivem no Palácio Imperial de Tóquio.
A Capital
A capital de um país é a cidade onde está localizada a sede de seu governo nacional. A atual capital do Japão é Tóquio.
Há muito tempo atrás, a capital ficava no oeste do Japão. No ano 710, Nara tornou-se a capital. Em 794 a capital mudou-se para Kyoto, que permaneceu como capital por muitos séculos. Durante este período houve desenvolvimento de maravilhosas formas de arte e artesanato e foram construídos belos templos, palácios e jardins. Você ainda pode apreciar muitos deles ao visitar Kyoto. Em 1868, a capital foi transferida para Edo, no leste do Japão. O nome foi mudado para Tóquio, que significa ‘capital oriental’.
Fonte: O Japão de Hoje
Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão
AO USAR INFORMAÇÕES DESTE SITE, NÃO DEIXE DE MENCIONAR A FONTE www.culturajaponesa.com.br
LEMBRE-SE: AS INFORMAÇÕES SÃO GRATUÍTAS, MAS ISTO NÃO LHE DÁ DIREITO DE SE APROPRIAR DELAS.
CITANDO A FONTE, VOCÊ ESTARÁ COLABORANDO PARA QUE MAIS E MELHORES INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS SEJAM DISPONIBILIZADOS EM PORTUGUÊS.