Omiyamairi (nascimento)
Cerca de um mês após o nascimento de um bebê – 31 dias para os meninos e 32 dias para as meninas – as famílias vestem a criança com pequeno quimono de seda especial para a ocasião e a levam a um templo xintoísta para a Cerimônia da Primeira Visita do Bebê ao Templo. O quimoninho das meninas chama-se ubugui, de seda vermelha ricamente estampada com símbolos da infância e de boa sorte, como fitas e bolas (mari). O quimoninho dos meninos chama-se habutae (seda plana – refere-se ao tecido com que o quimono é feito) e é complementado com uma kapa (do português “capa” – conjunto de gola estrurada em forma de disco e touca brancos com uma capa redonda preta que era usada por navegantes europeus no Japão do séc. XVI). OMIYAMAIRI significa “visita ao templo” e corresponde mais ou menos ao batismo no Cristianismo.
Atualmente, devido à grande procura por essa cerimônia que acaba tomando todos os horários disponíveis nos templos, o OMIYAMAIRI é feito em até 100 dias após o nascimento do bebê. Nessa cerimônia o sacerdote ou sacerdotisa mencionam o nome do bebê, dos pais da criança e o endereço da família pedindo bênçãos divinas para eles e seu lar, e todos os familiares fazem oferendas simbólicas deixando ramos de Tamagushi (pequenos galhos de árvore com enfeites de papel) no altar.
Simbolicamente o OMIYAMAIRI representa a apresentação de uma nova pessoa aos deuses e à sociedade.
Existe a versão budista da mesma cerimônia. Ela é chamada de HATSUMAIRI, que significa “primeira missa” ou “primeiro serviço”.
autora: Cristiane A. Sato
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